Gama Soluções
Quero conhecer os produtos!

Gama Selections #2 - Empreendedorismo, inovação e ambiente online

Por Jonathan Oliveira
30/06/2021 · 5 Minutos leitura

Olá, leitores!

Está no ar mais um Gama Selections, uma seleção especial de artigos para você ficar por dentro das novidades do mundo dos negócios, da economia e da tecnologia.

Os artigos dessa semana falam um pouco mais sobre empreendedorismo, inovação e sobre particularidades do ambiente online, tão mais utilizado depois do início da pandemia de Covid-19. Então, vamos lá?

#1 – Exame: Estas 4 razões mostram por que falar sobre empreendedorismo feminino

No artigo da Exame, Marina Gurgel, Cientista Social e Gerente do Instituto Rede Mulher Empreendedora, fala mais sobre as particularidades do empreendedorismo feito por mulheres. Listando algumas razões para falar sobre o empreendedorismo feminino, como a razão do empreendimento, o perfil do negócio quando conduzido por uma figura feminina, e também os impactos da pandemia nesses negócios, Marina foca na importância de observar os obstáculos que as mulheres encontram no mercado empreendedor e em como transformar essa realidade.

Você pode conferir a versão completa do artigo clicando AQUI.

#2 – Endeavor: O papel do CEO diante dos paradoxos da inovação

O texto da Endeavor, assinado por Reinaldo Donadio, trata de alguns percalços enfrentados pelos gerentes de uma empresa na hora de inovar. Já que a inovação não é algo certo, e sim uma aposta, a ousadia dos CEOs deve ser trabalhada com estudos e pés no chão, levando em consideração todos os fatores do mercado, já que segundo Alexander Osterwalder, a cada 250 investimentos em inovação, 162 falham, 87 alcançam algum nível de sucesso, porém só 1 negócio atinge o objetivo planejado inicialmente.

No texto, Reinaldo fala sobre alguns pontos que devem ser levados em consideração para montar uma cultura de inovação dentro das empresas, como quebrar a cultura que abomina o erro e apoiar as iniciativas. Além disso, são apresentados os “Nove paradoxos da inovação”, que são pontos enfrentados pelas empresas que desejam inovar e que devem ser foco dos gestores para que a cultura de inovação seja assertiva na empresa.

Confira o artigo da Endeavor na íntegra clicando AQUI.

#3 – Época Negócios: Como decidir quando fazer (ou não) uma reunião por Zoom

A videoconferência se tornou algo recorrente com a chegada da pandemia de Covid-19. As reuniões, antes presenciais, foram todas transferidas para o ambiente online a fim de evitar a proliferação do vírus. Mas isto causou a Zoom Fatigue (fadiga do Zoom, em tradução literal), que é o cansaço provocado pelo excesso do ambiente online, e então, surgiu um novo desafio para as empresas: como equilibrar o número de reuniões online?

O texto da Época Negócios fala mais sobre esse assunto. Segundo o artigo, Amrit Sandhar, fundador da empresa de engajamento de funcionários The Engagement Coach, comentou que passou a utilizar chamadas de vídeo apenas quando precisava compartilhar dados na tela do computador, recorrendo ao telefone para contatos mais rápidos, notando que a concentração do ouvinte é mais focada por esse meio.

Saiba mais sobre esse problema do mercado atual pós-pandemia, lendo o artigo da Época Negócios, clicando AQUI.


E aí, gostaram das indicações dessa semana? Todos os artigos selecionados possuem o selo #GamaSelections de qualidade.

Acompanhe nosso Instagram

Compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e comente o que achou da nossa seleção. Não se esqueça de acessar os artigos indicados para saber mais sobre eles. Bons negócios, leitores!


GamaSelections Negócios Tecnologia Inovação Empreendedorismo Gama