Gama Soluções
Quero conhecer os produtos!

Gama Selections #4 - Produtividade, comunicação e confiança

Por Jonathan Oliveira
14/07/2021 · 5 Minutos leitura

Olá, leitores!

Está no ar mais um Gama Selections, uma seleção especial de artigos para você ficar por dentro das novidades do mundo dos negócios, da economia e da tecnologia.

Os artigos dessa semana falam um pouco mais sobre a produtividade no modelo home office, comunicação interna através do aplicativo Whatsapp, e sobre a recuperação das micro e pequenas empresas e como isso impactou na confiança dos empreendedores. Então, vamos lá?

#1 – Época Negócios: Inspira, respira, não pira! A importância da respiração na produtividade em home office

O artigo da Época Negócios trata de um tema diferente: como a respiração pode ajudar na saúde física e mental, consequentemente aumentando a produtividade. Marc Tawil, autor do artigo, entrevista a especialista em saúde no trabalho, fisiologista e autora do livro “Respire – Sua Jornada Diária Para Alcançar a Máxima Performance”, Bianca Vilela.

A entrevista fala sobre a importância de pequenas pausas durante o dia, da respiração profunda e consciente, ensina técnicas para respirar melhor e ainda vai mais longe falando sobre a alimentação, a relação da ergonomia (o modo de sentar) com as dores no corpo e sobre o estresse.

Leia a versão completa do artigo da Época Negócios clicando AQUI.

#2 – Exame: 7 recomendações para PMEs que se comunicam com funcionários por WhatsApp

A proximidade quase instantânea fornecida pelos aplicativos de mensagens (como o Whatsapp) podem ser uma armadilha na hora de lidar com questões empresariais, invadindo o espaço do funcionário e provocando alguns problemas judiciais em alguns casos. Por isso, o advogado Túlio Massoni explica algumas boas práticas que podem ser adotadas por Pequenas e Médias Empresas (PMEs) para se comunicar pelo Whatsapp evitando problemas judiciais.

Ao todo, são 7 dicas dadas pelo advogado, que abordam questões como mensagens fora de expediente, o cuidado com o compartilhamento de informações, punições ou represálias em grupos e até mesmo a dispensa por mensagem, a qual o Judiciário chegou a entender como desrespeitosa em alguns casos.

Leia o artigo completo da Exame para saber mais clicando AQUI.

#3 – Agência Sebrae de Notícias (ASN): Pequenos negócios recuperam perdas do primeiro trimestre de 2021

A expectativa de recuperação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) está em alta, devido ao aumento da confiança dos empreendedores pelo terceiro mês consecutivo. A confiança influencia diretamente no potencial do negócio, e, após um mês de queda em março, os índices têm se mostrado animadores nos últimos 3 meses. Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, o avanço da vacinação contribuiu para essa retomada.

O Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) abrange três setores, comércio, indústria e serviços, sendo que o da indústria registrou a maior alta, com 6,2 pontos, passando dos 100 pontos, o que indica uma aceleração do setor. O setor de serviços avançou 5,3 pontos e o do comércio 1,3.

Saiba mais lendo o artigo da ASN, clicando AQUI.


E aí, gostaram das indicações dessa semana? Todos os artigos selecionados possuem o selo #GamaSelections de qualidade.

Acompanhe o nosso Facebook

Compartilhe o nosso conteúdo em suas redes sociais e comente o que achou da nossa seleção. Não se esqueça de acessar os artigos indicados para saber mais sobre eles. Bons negócios, leitores!


GamaSelections Negócios Tecnologia Legislação Economia Mercado Gama Home Office Produtividade