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O que é persona e como construí-la

Por Jonathan Oliveira
27/08/2021 · 5 Minutos leitura

Olá, leitores!

Saber o que é uma persona, é algo que pode modificar para sempre o seu pensamento, no que diz respeito as suas estratégias, principalmente de marketing. Por isso, nesse texto vamos explicar o que é a persona, e te ajudar a começar a construí-la! Então, vamos lá? 

O que é persona?

A persona, ou “buyer persona”, é uma pessoa semifictícia, baseada no seu real cliente. Todos os seus comportamentos, gostos, cargos possíveis, são feitos para chegar o mais próximo possível do seu cliente. Ela é mais do que um público-alvo, onde se classificam seus clientes por região, idade, profissão ou até mesmo gênero. A persona trata de todos os padrões de compra e preferências pessoais do seu cliente, criando uma personalidade.

Vamos seguir com um exemplo básico de persona: o Renato.

Renato tem 37 anos, casado, é gerente comercial de uma empresa de médio porte, graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Comercial. Ele é bem ligado ao seu sucesso profissional, e, por isso, busca melhorar o que sua empresa já está fazendo. Sua meta é conseguir tornar sua área comercial mais tangível, com indicadores de vendas, se tornando mais fácil medir a qualidade dos processos e podendo valorizar sua área. Sendo assim, ele está buscando por uma ferramenta que ajude ele a melhorar essa eficiência e colocar o seu setor no radar de investimento da empresa.

Como você pode perceber: a persona tem toda uma história de vida, assim como o seu cliente. E levar todos seus problemas, gargalos e necessidades em consideração é algo diferencial para as empresas no mercado.

Para que serve e quais as vantagens de ter uma persona bem definida?

Isso ajuda, principalmente, a área de marketing da sua empresa. Com a persona definida, todos os esforços serão feitos para atingir uma pessoa como se fosse única, personalizando e humanizando as ações, fugindo da característica ampla do público-alvo.

Além disso, ter a persona ajuda a definir o tom do seu conteúdo, a linguagem utilizada, o que você quer e precisa produzir para alcançar seus objetivos de venda, e, acima de tudo, conhecer e entender o seu cliente. Todas as pautas se tornam mais fáceis de produzir quando se tem na mente quem irá consumir aquele conteúdo, e se torna mais fácil saber em quais plataformas investir dinheiro em postagens patrocinadas, já que ter uma persona definida quer dizer saber os canais preferidos dos seus clientes.

E tudo isso torna sua abordagem mais assertiva: os seus leads, clientes em potencial, serão qualificados. Ou seja, eles estarão mais próximos do perfil ideal do seu cliente, o que significa: mais chances de fechar negócio. E, se sua empresa trabalhar em várias atividades ou setores, é possível construir mais de uma persona para atender todos os seus públicos, se aproximando deles igualmente.

Como construir uma persona?

Conhecer o seu público-alvo ajuda na construção da persona, e já ter dados de uma base de clientes também. Mas, seguindo alguns passos, mesmo um negócio que está começando pode construir uma boa persona e começar a humanizar seus conteúdos.

Primeiro, você deve coletar os dados, seja na sua própria base de clientes ou contatos, ou através de entrevistas. Olhe sempre para aqueles que mais interagem com você em suas redes, ou para aqueles clientes que mais compram do seu produto, são essas pessoas que você quer atingir com suas estratégias de venda, por isso, elas podem servir de base para sua persona. Após selecionar essas pessoas, defina se você vai prosseguir com entrevistas ou questionários, e aplique sua pesquisa.

As perguntas da pesquisa podem começar em torno de informações básicas, como redes sociais que usa, escolaridade, idade, cargo (em caso de negociações B2B) e então partir para questões mais elaboradas como os seus maiores desafios e responsabilidades no trabalho, padrões de compra (onde costuma comprar, de quais marcas), quais critérios utiliza para comprar. Todos esses pontos são importantíssimos para compreender os melhores canais e linguagens utilizadas no meio onde está inserido o seu público.

Na hora de analisar esses dados, busque por padrões repetidos, pois problemas e desafios em comum de vários clientes é onde sua solução se encaixa, e isso deve fazer parte da sua persona. Com os dados organizados, é a hora de estruturar sua persona. Dê um nome, um perfil físico, imagine ela como se fosse uma pessoa, e então, use os dados obtidos para contar a história daquela pessoa. Liste seus hábitos, suas crenças, seus problemas, e também faça isso pensando em: como esta pessoa chegou até o meu produto ou empresa, dessa forma, você vai conseguir visualizar na sua persona um cliente.

Se você está começando e ainda não possui clientes para entrevistar, use sua base de contatos, faça uma pesquisa de mercado e uma análise de concorrentes, e aplique formulários de pesquisa. Assim, se você tiver sua área de atuação bem definida, fica mais fácil de criar uma persona e começar seu conteúdo já da maneira correta.


E aí, aprendeu mais sobre a persona e sua importância? Com essas dicas, tentamos facilitar pra você o processo de construir sua persona, e assim, fazer com que sua empresa tenha resultados ainda melhores no mercado!

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